Jogos retrô são demais? Mas você sabe quais são os melhores de todos os tempos?
Então, fizemos uma lista dos que consideramos os mais imperdíveis, e, além disso, mostramos onde você pode comprar retro games em Caxias do Sul.
Antes de elencarmos os melhores jogos retrô de todos os tempos, decerto você quer saber onde pode encontrar dispositivos para poder jogá-los, certo?
Certamente você pode na na Akiratec, é claro!
Pois lá você pode encontrar o Game Retro por apenas R$ 599,00 e o Game Stick por R$ 399,00.
Além disso, você pose comprar o portátil R65s por apenas R$ 649,00, e assim, curtir os melhores jogos retrô em qualquer lugar.
De fato, os videogames percorreram um longo caminho desde os primeiros dias do Computer Space e Pong nos anos setenta e evoluíram em todos os tipos de direções e gêneros.
É uma tarefa impossível reduzir todos esses jogos a uma única lista definitiva, mas fizemos o nosso melhor.
Então vamos lá!
Melhores Jogos Retrô de Todos os Tempos
Castlevania: Symphony of the Night
A obra-prima macabra da Konami foi gerada durante uma era em que os jogadores eram obcecados por tecnologia 3D de ponta.
Em vez de se curvar à pressão pública, o diretor Toru Hagihara e o resto de sua equipe perseguiram obstinadamente a mesma fórmula paralela que serviu tão bem à série durante seus dias de 8 e 16 bits.
A diferença aqui era que, em vez de simplesmente explorar níveis lineares, o jogador (como Alucard) era jogado em um castelo não linear iminente que continha uma miríade de segredos dentro de suas enormes paredes invertidas.
Foi um sucesso tão grande que muitos Castlevanias portáteis posteriores seguiram o mesmo formato e ajudou a popularizar o termo Metroidvania.
Shenmue
Embora sua sequência ofereça mais lutas, mais diversão de arcade e mais direção de empilhadeira, foi o Shenmue original que inicialmente destacou o poder bruto do console final da Sega.
Depois de conduzir continuamente a Sega pelos mares tumultuados da indústria de fliperamas, Yu Suzuki se concentrou no Dreamcast.
Para assim realizar sua ambição pelo que seria (pelo menos para a época) um jogo de realismo impressionante.
Que certamente parecia um mundo distante dos muitos jogos temáticos de arcade que dominaram o console da Sega.
Seu mundo único parecia tão extraordinário que uma legião de fãs se apaixonou por ele, levando à ressurreição da franquia duas décadas depois.
Elite
Sim, de fato é antigo, mas Elite ainda tem o poder de impressionar graças ao seu combate satisfatório, camadas profundas de estratégia e um universo gigantesco.
Codificado por David Braben e Ian Bell e inspirado por uma série de mídias (de Battlestar Galactica a Star Wars e 2001: Uma Odisseia no Espaço), Elite ofereceu um universo surpreendente de possibilidades.
Enquanto você guiava seu Cobra Mark III por um mundo que estava constantemente cheio de aventuras.
A franquia Elite continua viva e Brayburn continua no comando, mas há algo sobre os mundos gerados proceduralmente do jogo original que nos faz ainda coçar para explorá-los.
The Secret of Monkey Island
Aventuras de apontar e clicar eram um negócio tremendamente grande durante os anos oitenta e noventa e era um gênero onde a Lucasfilm reinava suprema.
Monkey Island continua sendo talvez o melhor jogo no ilustre cânone de apontar e clicar da empresa devido à sua sagacidade afiada, personagens totalmente envolventes e quebra-cabeças desafiadores.
Projetado por Ron Gilbert, David Grossman e Tim Schafer, o foco do trio em frases de efeito, um mundo de jogo autêntico e uma narrativa forte deram ao jogo uma qualidade atemporal que ainda o torna uma alegria de jogar hoje.
R-Type
O gênero shoot-‘em-up é quase tão antigo quanto os próprios jogos e esta joia em particular decolou pela primeira vez em 1987 e continua muito relevante hoje.
O jogo de tiro da Irem tem tudo o que você quer do gênero.
Inclusive power-ups satisfatórios, ondas de ataque desafiadoras e alguns chefes que são tão difíceis de derrubar quanto assustadoramente estranhos de se olhar.
Claro que é difícil, mas nunca é injusto, enquanto sua gigantesca nave-mãe no estágio 3 foi copiada por inúmeros outros jogos.
Um verdadeiro clássico atemporal.
Streets Of Rage 2
Tudo sobre Streets Of Rage 2 era maior e melhor do que seu antecessor.
Desde os visuais bastante aprimorados até a trilha sonora pulsante de Yuzo Koshiro e sua mecânica de combate surpreendentemente profunda.
Dois novos lutadores, Skate e Max, foram introduzidos e se juntaram aos regulares Blaze e Axel enquanto eles chutavam e socavam seu caminho pelas ruas sujas em sua perseguição ao Sr. X.
GoldenEye 007
Embora a taxa de quadros do jogo da Rare certamente esteja mostrando sua idade agora (especialmente no modo multijogador).
Mas seu excelente design de nível e estrutura de missão sólida não perderam nada de seu impacto.
Embora os jogos de tiro em console e as licenças de filme certamente existissem antes do GoldenEye surgir, poucos apresentavam tanto brio e autoconfiança.
A estrutura de missão dinâmica do GoldenEye, onde novos objetivos eram introduzidos conforme você aumentava a dificuldade, parecia revigorantemente nova na época.
Enquanto sua atenção meticulosa aos detalhes oferecia uma representação incrivelmente autêntica do filme em que foi baseado.
Que pena que agora esteja em um atoleiro legal, provavelmente nunca o jogaremos oficialmente em sistemas modernos.
Sonic the Hedgehog
De fato, Sonic é tão divertido de jogar hoje quanto era em 1991.
Projetado para competir contra a supremacia de plataforma da série Super Mario da Nintendo, o jogo de Yuji Naka pode ter se concentrado na velocidade em vez da exploração.
Mas ainda ofereceu muitas oportunidades de explorar as zonas coloridas pelas quais Sonic acelerou.
Alimentado por alguns visuais de aparência hipnótica e uma trilha sonora cativante, Sonic The Hedgehog imediatamente criou um ícone de seu personagem principal.
Além de ajudar a estabelecer o Mega Drive da Sega como o console mais legal de se ter.
Final Fantasy 7
Poucos RPGs japoneses foram tão impactantes para o gênero quanto Final Fantasy VII da Squaresoft.
Claro, ele se baseia fortemente no cyberpunk e apresenta inúmeros tropos de gênero.
Como, por exemplo, um herói com amnésia e longos períodos de grinding, mas também oferece uma história forte, personagens simpáticos e um dos vilões mais aterrorizantes a aparecer no gênero.
Os fãs podem ter se revoltado com a Squaresoft por abandonar a Nintendo e ficar do lado do PlayStation da Sony.
Mas a decisão provou ser sensata.
Já que o console baseado em CD-ROM da Sony ofereceu novas maneiras de contar a história dramática da Squaresoft de uma forma que não seria possível em cartucho.
The Legend Of Zelda: A Link To The Past
O lançamento original de Link para SNES continua sendo o melhor jogo 2D da série.
A Link To The Past introduziu muitas novidades na série Zelda, incluindo um mundo paralelo único e também criou um modelo que a Nintendo e outros seguiram por muitos anos.
Ele retém o senso de aventura que Shigeru Miyamoto explorou pela primeira vez com seu jogo original de NES.
Mas o desenvolve lindamente com novas armas emocionantes, lutas de chefes fantásticas e muitos segredos para descobrir no enorme mundo superior.
É simplesmente uma das melhores aventuras 2D que você provavelmente jogará.
Metal Gear Solid
Poucos diretores de jogos são tão ambiciosos e voltados para o cinema quanto Hideo Kojima e Metal Gear Solid imediatamente se destacou.
Embora esta estivesse longe de ser a primeira missão de Snake, o poder do console da Sony e a sólida dublagem de David Hayter deram vida ao personagem.
Isso de uma forma que simplesmente não era possível durante suas aventuras de 8 bits.
Apesar de todo o seu excelente ritmo cinematográfico, desafiadoras seções furtivas e exposição maravilhosamente cafona, são os muitos floreios inventivos de Kojima que ajudam Metal Gear Solid a se destacar como talvez o melhor jogo da série.
Super Mario Kart
Em 1992, o versátil encanador da Nintendo provou que era tão hábil atrás de um volante quanto pulando nas conchas de Koopas.
Originalmente planejado como uma sequência para dois jogadores de F-Zero, os cérebros da Nintendo repensaram vários meses depois e logo colocaram Mario e seus companheiros no jogo.
Assim ajudando a popularizar um subgênero totalmente novo – corrida de kart – no processo.
Super Mario Kart pega a corrida intensa e o design de pista inteligente de F-Zero e adiciona aquele modo multijogador importantíssimo.
Além de um Modo de Batalha deliciosamente infernal e Provas de Tempo que nos fizeram perder todo tipo de compromissos importantes.
A Nintendo criou uma fórmula tão bem-sucedida que ela foi roubada desde então.
Street Fighter 2: The World Warrior
O Street Fighter original da Capcom não exatamente incendiou o mundo dos fliperamas.
Mas sua sequência conseguiu fazer tudo certo e se tornou um sucesso tão grande que mudou o gênero de luta um contra um para sempre.
Os Guerreiros Mundiais do título eram uma variedade de lutadores exóticos.
Desde um lutador russo corpulento a um homem-fera de pele verde, e a variedade de movimentos especiais e estilos de luta de cada personagem era tão variada quanto.
O jogo se tornou um sucesso tão grande para a Capcom que ela teve que canibalizar seus próprios tabuleiros de árcade.
Enquanto suas brigas baseadas em combos e movimentos especiais estilosos criaram uma fórmula potente que todos os desenvolvedores concorrentes tentaram copiar.
Super Mario 64
Um dos aspectos mais surpreendentes do primeiro lançamento 3D de Mario foi o quão certo ele conseguiu fazer tudo.
Enquanto você seria ocasionalmente prejudicado por uma câmera errática, o controle absoluto que você tinha sobre o próprio Mario era tremendo.
Enquanto cada pintura em que ele pulava entregava um mundo que era tão variado quanto inventivo.
Percebendo que uma aventura tradicional do Mario não funcionaria em um cenário 3D, a Nintendo criou uma variedade de playgrounds divertidos para Mario explorar.
Preenchendo-os com todos os tipos de missões envolventes, desde corridas de tartarugas até navegar em um labirinto tóxico mortal.
Tetris
O quebra-cabeça cerebral de Alexey Pajitnov pode ter começado sua vida em um computador russo (o Electronika 60, caso você esteja se perguntando).
Mas desde então ele encontrou aclamação global em todos os tipos de sistemas, do humilde Spectrum ao Switch da Nintendo.
Embora Tetris tenha aparecido em muitas formas ao longo dos anos, seu conceito central de alinhar Tetrominos distintos para formar linhas que então desaparecerão nunca mudou.
O que decerto significa que qualquer pessoa, jovem ou velha, pode entendê-lo e começar a jogar imediatamente.
O sonho de Pajitnov era usar um computador para fazer as pessoas felizes e, com base nas vendas globais de Tetris, ele definitivamente atingiu esse objetivo.
DOOM
Era uma vez um FPS que não era chamado de jogo de tiro em primeira pessoa – era simplesmente chamado de clone do Doom.
O impacto sísmico do jogo da id Software reverberou pelo mundo, inaugurando um novo gênero e provando que os PCs eram uma plataforma de jogo viável.
Wolfenstein 3D pode ter estabelecido as bases, de fato.
Mas Doom o refinou monumentalmente, proporcionando ação intensa, design de níveis elegante e uma excelente variedade de armas que ainda se mantêm hoje.
Tornou-se um jogo tão icônico que programadores talentosos conseguiram fazê-lo rodar em todos os tipos de coisas, de um teste de gravidez hackeado a uma bicicleta ergométrica Peloton.
Super Mario World
Um jogo pode ser perfeito?
Não temos certeza, mas é realmente difícil encontrar qualquer falha no quarto jogo principal da série Super Mario.
Um jogo de lançamento para o novo console de 16 bits da Nintendo, Super Mario World pegou o modelo de jogos anteriores e levou-a ao ponto de ruptura.
Assim entregando níveis bem projetados que estavam cheios de imaginação e engenhosidade.
Ele apresentou Yoshi aos jogadores, permitiu que Mario voasse com um novo power-up de capa.
Além de estar cheio de todos os tipos de segredos ocultos que imploravam para você explorar cada canto e fenda.
É uma obra-prima em design de jogos 2D e provou ser um ato tão difícil de seguir que nunca jogamos um jogo de plataforma 2D melhor desde então.
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